Empréstimo Consignado com FGTS de garantia

Empréstimo Consignado com FGTS de garantia

Empréstimo com FGTS de garantia pode ser uma excelente opção para quem precisa de dinheiro rápido e juros baixos. Entenda como funciona essa modalidade de consignado e suas vantagens
19.10.2021
5 minutos
Empréstimo Consignado com FGTS de garantia

Aqueles que estão buscando uma alternativa de crédito para fazer uma viagem, comprar uma casa ou realizar qualquer outro sonho, com certeza já se depararam com a opção de fazer um empréstimo consignado com garantia do FGTS. Mas você sabe como funciona essa modalidade que o PB Consignado oferece? Confira com a gente!

O que é FGTS?

Antes de tudo é importante entender claramente o que é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o famoso FGTS. Esse fundo foi criado pelo governo em 1966 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Por isso, todo trabalhador CLT (com carteira assinada) tem direito a esse benefício.

Como isso funciona?

Todo mês os empregadores depositam em contas na Caixa Econômica Federal (vinculadas ao contrato de trabalho do empregado) o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Assim, o FGTS é o total desses depósitos mensais. O dinheiro pertence totalmente ao trabalhador, mas existem algumas regras para sacá-lo. Até pouco tempo atrás só era possível acessar o recurso em caso de demissão sem justa causa ou no momento de adquirir a casa própria, mas em 2019 a Caixa liberou o saque do FGTS em duas novas modalidades: o saque imediato e o saque-aniversário.

Saque imediato

Todo trabalhador que tiver conta vinculada ao FGTS pode sacar o valor de até R\$ 500 por conta, limitado ao saldo e que siga o calendário divulgado pela Caixa.

Saque-aniversário

Essa modalidade funciona da seguinte maneira: quem aderir pode fazer saques anuais das contas do FGTS, ativas e inativas (de empregos anteriores). O saque-aniversário não corresponde a todo o saldo da conta; apenas a um percentual que varia conforme o valor disponível. Quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.

Mas o que isso tem a ver com o Consignado?

Recentemente a Caixa Econômica passou a oferecer uma linha de crédito aos trabalhadores brasileiros que antecipa até três anos de recursos do saque-aniversário do FGTS.

Então, o empréstimo consignado com garantia do FGTS nada mais é do que uma linha de crédito que funciona da mesma forma que o consignado tradicional (ou seja, tem as parcelas do empréstimo descontadas diretamente da folha de pagamento), mas os bancos podem consultar o valor acumulado no fundo do cliente e reservar a quantia como garantia de quitação do empréstimo.

Quais as vantagens do empréstimo consignado FGTS?

Basicamente, as vantagens são as mesmas de um empréstimo consignado convencional, pois o desconto é feito diretamente na folha do FGTS, de maneira automática. Dessa forma, é possível adiantar o saque-aniversário de três anos com essa modalidade de consignado. Outra vantagem é que você pode contratá-lo com muita praticidade, às vezes até mesmo pela internet, e também funciona como uma garantia de pagamento. Assim, pode ser mais fácil conseguir a aprovação do empréstimo.

Quais documentos são necessários para fazer um empréstimo consignado FGTS?

Geralmente, a documentação necessária para realizar empréstimos é padrão. Os bancos solicitam RG, CPF, comprovante de renda ou benefício e um comprovante de residência.

Regras

Assim como no empréstimo consignado tradicional, essa modalidade também vem com algumas regras definidas pela Lei 13.313/2016:

Limite: Existe um limite sobre o empréstimo consignado, pois ele não pode ultrapassar 30% do seu salário.

Juros: Já os juros só podem chegar ao máximo de 3,5% ao mês.

Parcelamento de pendência: Diferente do que ocorre com o consignado privado convencional, nessa modalidade existe a possibilidade de parcelar a pendência em até 48 vezes.

Dúvidas mais frequentes

É possível fazer empréstimo usando o FGTS?

Sim, é possível. Se você trabalhou ou trabalha com carteira assinada, pode usar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para fazer empréstimos ou fazer a quitação de créditos já realizados.

Quem pode fazer a solicitação de um empréstimo consignado FGTS?

Apenas trabalhadores de carteira assinada podem solicitar o empréstimo consignado com garantia do FGTS.

Como solicitar?

Esse processo é totalmente digital. Basta acessar o aplicativo do FGTS e selecionar a opção “saque-aniversário” e depois “Contratação do empréstimo”. Se o trabalhador decidir contratar o empréstimo, haverá uma tela para inserir sua assinatura digital.

Qual o limite de juros do empréstimo consignado no FGTS?

Os juros só podem chegar ao máximo de 3,5% ao mês.

Agora que você já entendeu como funciona essa nova modalidade e está precisando daquele crédito, conte com o PB Consignado. Aqui temos as melhores condições e uma das taxas mais baixas do mercado. Faça agora seu Empréstimo Consignado utilizando o FGTS como garantia!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.